D & A AMBIENTAL oferece a seus clientes gestão ambiental adequada a seus empreendimentos, orientando e compatibilizando suas atividades ao desenvolvimento econômico sustentável, ambiental e socialmente. Os métodos de gestão são fundamentados no uso racional dos recursos naturais, para que estes possam continuar disponíveis às novas gerações. Integram nossa gestão:

  • –   LICENCIAMENTO AMBIENTAL:

A falta de licenciamento ambiental acarreta a paralisação das atividades da empresa, além de gerar multas e ações civis e penais contra ela e seus diretores.

O Licenciamento Ambiental é o procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Mesmo as atividades mais simples, de pequeno potencial poluidor, necessitam de licença ambiental, denominada Autorização Ambiental de Funcionamento – AAF

Tais licenciamentos são ainda precedidos de Autorizações do IEF – Instituto Estadual de Florestas   IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, além dos CODEMAS e outros órgãos ambientais quando legalmente exigíveis à atividade.

Em Minas Gerais as atividades que necessitam de licenciamento ou autorização estão dispostas na Deliberação Normativa COPAM nº 74, de 09/09/2004 e que são as seguintes:

ATIVIDADES MINERÁRIAS: lavras subterrâneas (pegmatitos e gemas) – lavras a céu aberto (minerais metálicos, áreas cársticas, rochas ornamentais e de revestimentos, minerais não metálicos) – extração de rochas para britas – lavra em aluviões – extração de areia cascalho e argila – extração de águas minerais – unidades operacionais minerárias – obras de infraestrutura (pátios e oficinas) – barragens de contenção – pilhas de rejeito – estradas para transporte.

ATIVIDADES INDUSTRIAIS: indústria siderúrgica – indústria metalúrgica –- indústria mecânica – indústria de material eletro-eletrônicos – indústria de material de transporte – idústria de madeira e de mobiliário – indústria química – indústria da borracha – indústria de couros e peles e produtos similares – indústria de produtos químicos – indústria de produtos farmacêuticos e veterinários – indústria de perfumaria e velas – indústria de produtos de matéria plástica – indústria têxtil – indústria de vestuário, calçados e artefatos de tecidos e couros – indústrias diversas – indústria alimentícia.

ATIVIDADES DE INFRA-ESTRUTURA:   Infra-estrutura de Transporte – Infra-estrutura de energias – Infra-estrutura de saneamento – Parcelamento do solo – Outras Atividades de infra-estrutura.

SERVIÇOS E COMÉRCIO ATACADISTA – Depósitos e Comércio Atacadista – Transporte e armazenagem de produtos e resíduos perigosos – Serviços Auxiliares de Atividades Econômicas – Serviços de segurança, comunitários e sociais – Processamento, Beneficiamento, Tratamento e/ou Disposição Final de Resíduos.

ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS – Atividades Agrícolas – Atividades Pecuárias – Atividades Florestais e processamento de madeira – Atividades de Beneficiamento e armazenamento – Projetos de irrigação e de assentamento – Outras atividades.

  • –   AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

  • –   ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE

  • –   GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

  • –   GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

  • –   AUDITORIA AMBIENTAL

  • –   MERCADO VERDE

  • –   CERTIFICAÇÃO FLORESTAL

  • –   CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – BALANÇO SOCIAL

  • –   SGA e NBR-ISO 14.000

  • –   SISTEMA GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL – OHSAS 18.001

  • –   DESEMPENHO SOCIAL ECONÔMICO E AMBIENTAL DE EMPRESAS

  • – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL E GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

  • – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

–   POLÍTICA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA